24 de outubro de 2016

4º Enescon/SC encerra com satisfação dos profissionais contábeis

Em 2018 será na Grande Florianópolis

Ocorreu na última semana, em Chapecó, o 4º Encontro dos Empresários de Serviços Contábeis e de Assessoramento do Estado de Santa Catarina (ENESCON/SC). O evento reuniu cerca de 400 profissionais da área contábil e de assessoramento do Estado para debater a temática “Visão Estratégica na Gestão das Empresas Contábeis”. O encontro resultou de uma ação integrada dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento de Santa Catarina (Sescon/SC), do Sescon Grande Florianópolis e do Sescon Blumenau, com o apoio da Fenacon.

A programação contou com palestras a nível nacional. A primeira foi sobre “Precificação de Honorários Contábeis” com Gilmar Duarte, Michel Lopes e Joacir Luiz Reolon. Os palestrantes abordaram desde a confecção de orçamentos, por meio de ferramentas de precificação, o contrato de prestação de serviços, até o custo e preço de venda da empresa.

Segundo Duarte, é importante conhecer os valores agregados ao serviço prestado. Para ele, se os contadores sabem de seus custos e qual a metodologia de precificação mais adequada fica mais fácil maximizar o lucro.

De acordo com Lopes, na precificação é primordial ter o controle de tempo em cada tarefa executada. “Conhecendo os custos é possível formar o preço de venda e saber se o honorário cobrado é justo e está gerando lucratividade”, esclareceu.

Reolon destacou que é necessário provocar uma reflexão sobre a valoração dos serviços contábeis. “O empresário contábil deve ter um planejamento estratégico. Visualizar a capacidade produtiva da empresa, a maneira como distribui as tarefas entre os colaboradores e como gerencia para que as tarefas sejam cumpridas. Dessa maneira é possível uma otimização do resultado”, complementou.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Na sequência o vice-presidente da Associação das empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (AESCON/SP), José Vanildo Veras da Silva, explanou sobre “Planejamento Estratégico”. Segundo Silva, o planejamento estratégico não é comum no mercado das empresas contábeis.

Existe uma dificuldade na implementação. “Nós contadores não somos formados para pensar estrategicamente, temos um déficit no nosso currículo, a faculdade não ensina sobre planejamento estratégico. Fazemos isso muito para os nossos clientes, mas não temos o hábito de aplicar em nossas empresas”, destacou. Para ele, pensar e agir estrategicamente aumenta as chances de obter os resultados desejados a partir da utilização dos recursos disponíveis. Sem estratégia qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, contará apenas com a sorte”, salientou.

PRODUTIVIDADE PARA EMPREENDEDORES

A terceira e última palestra do 4º ENESCON/SC foi com o empreendedor e fundador do Triad Productivity Solutions, Christian Barbosa que abordou a temática “Produtividade para empreendedores”.

Conforme Barbosa, o empresário contábil é muito operacional, mas precisa criar processos e estratégias mais produtivas para conseguir fazer com que a empresa cresça, porque o mercado muda constantemente e é preciso estar preparado. O palestrante apresentou aos participantes um modelo de como planejar em equipe e melhorar a produtividade para que o empreendedor saiba administrar melhor seu tempo. “Os empreendedores precisam aprender como fazer a empresa crescer por meio de procedimentos que façam com que a empresa se desenvolva de maneira sustentável”, ressaltou.

SOBRE O EVENTO

Com uma amplitude estadual e repercussão nacional, o 4º ENESCON/SC contou ainda com uma Feira de Negócios que reuniu cerca de dez empresas ligadas ao setor contábil que estiveram presentes no evento expondo seus produtos e serviços.

O Encontro contou com o apoio institucional das entidades contábeis catarinenses Fecontesc, CRC/SC e do Convention e Visitors Bureau. Os patrocinadores oficiais foram a Fenacon CD, JB Software, Questor, SCI Sistemas Contábeis, Omie, Sebrae/SC, Conta Azul, AIG Seguros, Domínio Vinícula Panceri e Rafik Corretora.

O 5º Enescon/SC acontecerá em 2018 na Grande Florianópolis.

 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos