16 de janeiro de 2015

Eventos contábeis? Melhor você ir!

A  contabilidade é uma das áreas profissionais  com maior carência de pessoal qualificado no Brasil.  A profissão  começou a ganhar maior relevância com a estabilização econômica a partir da década de 1990 e com o crescimento econômico passou de uma função técnica para estratégica. Com maior importância para o bom funcionamento das empresas, também veio o crescimento das responsabilidades e a necessidade da busca constante de informação e qualificação.
Ao que tudo indica o caminho dos profissionais contábeis deve ter pela frente um aumento constante de investimentos em cursos, eventos e informações, tudo isso para conseguir inovar e se manter dentro das regras exigidas pelo Governo.
Para se ter uma ideia  da responsabilidade  dos profissionais contábeis, um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) concluiu que nos últimos 26 anos, foram editadas quase 5 milhões de normas, voltadas às pessoas físicas ou  jurídicas. O número representa, em média, 522 normas editadas todos os dias ou 782 normas editadas por dia útil.
Diante deste universo em movimento e da necessidade crescente de adequação tecnológica para acompanhar as exigências governamentais, além da adequação da contabilidade brasiliera às normas internacionais, a qualificação profissional  ganha um papel estatégico para quem quer continuar no mercado contábil, deixando de ter conotação de gasto para ser contabilizado como investimento com retorno certo.
Duas fortes tendências no segmento contábil
1. Especialização por segmento: a exemplo dos médicos que trabalham por especialialidades; os profissionais contábeis estão se divindo da mesma forma com especialistas em tributação para supermercados, farmácias, só pessoa física, etc..
2. Consolidação empresarial: as pequenas empresas contábeis tendem a ser compradas pelas grandes em função da falta de investimento em treinamento e em conhecimento específico, não tendo mais condições de atender as demandas do mercado.
O que fazer para se manter no mercado
Opções de qualificação não faltam, além dos cursos  de especialização, os seminários e congressos são uma maneira de manter os profissionais sempre atualizados através de workshops e palestras além das feiras de negócios que trazem novidades que dão suporte aos escritórios contábeis e do contato pessoal com outros profissionais.


Blumenau, por exemplo, sediará nos próximos dias o maior evento contábil de Santa Catarina, o presidente  do Sescon de Blumenau, Jefferson Pitz, lembra aos profissionais contábeis que além o conhecimento, o networking pode fazer toda a diferença: "O 3º Encontro dos Empresários de Serviços Contábeis e de Assessoramento do Estado de Santa Catarina (3º Enescon SC) é uma excelente oportunidade de trocar experiências, aprimorar conhecimentos, fazer negócios e confraternizar com colegas de outras regiões de Santa Catarina e do Brasil", reforça Pitz.
O evento que será sediado em Blumenau é uma realização dos três sindicatos empresarias do segmento contábil do Estado, e apesar de ser uma grandiosa oportunidade, é nítida a dificuldade da organização em conseguir empresários interessados em investir no aprimoramento profissional. O  3º Enescon  SC será nos dias 28 e 29 de janeiro e prevê cerca de 400 inscritos num universo de mais de 20 mil profissionais (dados do CFC sobre contadores ativos em SC).
Durante os dias do evento os participantes terão palestras, workshops e a feira de negócios.  “Blumenau assumiu a responsabilidade de trazer renomados palestrantes para compartilhar técnicas e informações na busca por clientes mais conscientes e, acima de tudo, direcionar os participantes para uma melhor qualidade de vida”, acrescenta Pitz.
Além disso temos também os patrocinadores dos eventos que investem pesado para estar em contato direto com seus possíveis consumidores, a SCI Sistemas Contábeis que sempre apóia o evento e é um exemplo disso, por ser de Blumenau fez questão de participar novamente, além disso planeja estar presente em eventos contábeis de todo o Brasil: "Em 2015 vamos mostrar que é possível evoluir muito quando o assunto é tecnologia para empresas contábeis, para isso vamos apresentar nossa nova plataforma, que denominamos Ambiente Contábil Único".

Planejar é a grande solução! Em novembro temos a Conescap que será em Recife. O 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade está chegando, será em 2016 no Ceará, você já está se preparando? Já começou uma poupança pra isso? Lembre: eventos são ambientes riquíssimos para aqueles que sabem aproveitar e quem não participa perde muito, deixa de adquirir conhecimento, deixa de fazer contatos e de ver o que há de melhor no seu segmento. Vale a pena pensar e melhorar seus planos em 2015!
Fonte: Contabilidade na TV / Por Elizete Schazmann e Magda Battiston

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos