19 de abril de 2018

CAE prepara 2ª Edição do Exame de Qualificação Técnica – Perícia Contábil

A Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica (CAE) – Perito Contábil realizou, no dia 16 de abril, a primeira reunião do grupo que está responsável pela elaboração da prova específica para Perícia Contábil.

Entre os principais assuntos, o grupo estabeleceu o cronograma de reuniões para o 1º semestre de 2018, a metodologia de trabalho da equipe e os assuntos relacionados ao Manual de Elaboração das Provas. De acordo com a coordenadora da comissão, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Batista, a previsão é de que o edital da 2ª edição do EQT – Perícia seja publicado ainda no mês de abril.

“O objetivo da Comissão é repetir a excelência na qualidade que realizamos na primeira edição do certame. Além disso, é importante ressaltar que, a partir de 2018, a inscrição no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC) se dará apenas com a aprovação no EQT”, ressaltou Sandra.

A aprovação no Exame possibilita aos contadores o registro no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC), criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 2016, por meio da Resolução CFC nº 1.502 –  alterada pela Resolução CFC nº 1.513. O intuito do CNPC é trazer celeridade à ação do poder Judiciário, uma vez que, pelo sistema, é possível identificar geograficamente, e por especialidade, a disponibilidade dos profissionais que podem assistir aos juízes quando a prova do fato depender de conhecimento específico, como determina o Código de Processo Civil.

Até o dia 31 de dezembro de 2017, para os profissionais que possuíam experiência comprovada em Perícia Contábil, era possível solicitar o registro no CNPC sem fazer o Exame de Qualificação Técnica. A partir deste ano, a inscrição no Cadastro se dará apenas com a aprovação no EQT, regulamentado pela NBC PP 02 de 2016.

Além da coordenadora Sandra Batista, integram a Comissão os seguintes membros: Audrey Jones de Souza, José Antonio de França, Edí Cristiano Siqueira e Suely Gualano Bossa Serrati.

Confira aqui como foi a primeira edição do EQT- Perícia.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos