21 de outubro de 2016

Estratégia na gestão de empresas contábeis é foco do 4º Enescon/SC

Chapecó sedia nesta semana, o 4º Encontro dos Empresários de Serviços Contábeis e de Assessoramento do Estado de Santa Catarina (ENESCON/SC) – considerado o maior evento do setor contábil catarinense. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, profissionais da área contábil e de assessoramento e imprensa. O evento reúne cerca de 400 profissionais da área contábil e de assessoramento do Estado para debater a temática “Visão Estratégica na Gestão das Empresas Contábeis”. O encontro está ocorrendo no Lang Palace Hotel e segue até o final da tarde desta sexta-feira (21).

O encontro resulta de uma ação integrada dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento de Santa Catarina (Sescon/SC), do Sescon Grande Florianópolis e do Sescon Blumenau, com o apoio da FENACON, foi promovido pela primeira vez na capital do oeste.

A coordenadora geral do evento, Franciele Guolo Carneiro, disse que  “compreender e gerir melhor os nossos negócios é o ponto principal do evento”, destacou. Para ela, muito mais que fazer cálculos e preencher guias e formulários para atender o fisco, o contador, hoje, precisa estar em sintonia com o mundo tecnológico. “O novo papel do contador exige que ele se comporte, na verdade, como um consultor empresarial, já que na maioria das vezes, o empresário não consegue identificar o que precisa e acaba delegando tudo para o profissional contábil”, complementou.

O presidente do SESCON Santa Catarina, Eugênio Vicenzi, salientou que as empresas contábeis enfrentam mudanças com frequência. “Com esse mundo cognitivo precisamos inovar, reinventar e repensar o nosso negócio. Orientar e ajudar os nossos clientes diante da gestão financeira e apresentar uma contabilidade de qualidade para que isso dê suporte para enfrentarmos as adversidades é fundamental”.

Segundo o presidente do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera, o evento é uma oportunidade para que os empresários encontrem estratégias para fazer uma gestão diferenciada. “É necessário pensar na empresa de uma maneira mais tecnológica e avançada com investimento em tecnologia. O principal papel do profissional contábil é formar uma opinião. Levar o seu cliente efetivamente ao que ele precisa, trazer a informação. O contador é um agente de transformação e de mudança dentro das empresas e precisa constantemente se reinventar”, reforçou.

O presidente do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz, afirmou que com o avanço das tecnologias e a modernidade a informação está evoluindo com rapidez. “É importante que os empresários da contabilidade estudem novas estratégias, analisem os desafios e oportunidades que esse novo cenário tem feito. Temos que nos reinventar. É muita responsabilidade, mas aceitamos o desafio, estamos nos preparando para que futuro da classe contábil seja cada vez melhor”.

De acordo com o presidente da FENACON, Mario Elmir Berti, as empresas que não tiverem planejamento e uma boa estratégia de atuação de mercado, especialmente de atender as necessidades do seu cliente, vão ficar fora do mercado. “O que dava certo no passado, não vai continuar dando certo daqui para frente. É preciso existir essa quebra de paradigma. O papel do contador é de fundamental importância, não só nas grandes corporações e no governo, mas também nas micro e pequenas empresas”.

O procurador do município de Chapecó, Ricardo Antônio Cavalli, representou o prefeito municipal no evento e parabenizou a classe contábil pela iniciativa. “O profissional da contabilidade é de extrema importância para o bom andamento de todos os segmentos da sociedade”, reconheceu Cavalli.

A iniciativa conta com o apoio institucional das entidades contábeis catarinenses Fecontesc, CRC/SC e do Convention e Visitors Bureau. Os patrocinadores oficiais são Fenacon CD, JB Software, Questor, SCI Sistemas Contábeis, Omie, Sebrae/SC, Conta Azul, AIG Seguros, Domínio Vinícula Panceri e Rafik Corretora.

PROGRAMAÇÃO

A programação continua nesta sexta-feira (21), a partir das 9 horas da manhã com sorteio de brindes na Feira de Negócios localizada no Salão Nobre do hotel. A primeira palestra aborda o tema “Precificação de Honorários Contábeis” com os palestrantes Michel LopesGilmar Duarte e Joacir Luis Reolon.

Após o almoço, um novo sorteio está previsto para às 13h45. Às 14 horas, José Vanildo Veras da Silva, do AESCON/SP, palestrará sobre planejamento estratégico. A palestra final iniciará às 16h15 e abordará a produtividade para empreendedores, com Christian Barbosa, da TRIAD Consultoria em Produtividade, de São Paulo. O encerramento ocorrerá às 18h15 com sorteio final para os participantes.

 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos