3 de abril de 2018

Projetos sociais podem ser beneficiados com destinação de imposto de renda

Quando se fala em pagamento de impostos, duas dúvidas são quase unânimes entre os contribuintes: para onde o dinheiro realmente vai? De que forma ele retorna ao município? O que poucos sabem é que existe um mecanismo seguro e eficiente para ver ao menos parte do valor pago de imposto de renda sendo aplicado em projetos sociais, inclusive podendo ser indicado pelo declarante. Um caminho para isso em Blumenau é o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).

Por meio desse mecanismo, 37 projetos podem receber recursos este ano e 9 mil crianças serão completadas. Um deles é o Fazendo Arte, da Associação de Educação Complementar Puro Amor, situada no bairro da Velha. Lá, 76 crianças terão ao longo de 2018 aulas de balé, dança e teatro em contraturno escolar. Para a coordenadora da unidade, Maria de Lourdes Sabel, os recursos do fundo vêm a agregar o trabalho que a entidade desenvolve.

– Ele nos permite contratar profissionais, comprar materiais e inovar a cada ano com um projeto diferente – aponta.

Para receber o dinheiro do FIA as entidades precisam apresentar uma proposta de trabalho quando o edital de seleção é aberto e um dos critérios de escolha é ser uma iniciativa diferenciada, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann. Todas as propostas apresentadas passam por avaliação de uma comissão para receber parece favorável. Outra possibilidade é o cidadão informar via e-mail ao FIA qual entidade quer beneficiar, aponta Cristiane Barcelos, gestora do fundo.

– O valor só é de fato destinado ao fundo quando a guia de doação é paga até o dia 30 de abril, prazo final para entrega da declaração – reforça.

O delegado da Receita Federal em Blumenau, Daniel Carlos, afirma que este tipo de dedução por meio da doação diretamente na declaração é permitido aos contribuintes que optarem pelo formulário completo, com limitação a 3% do valor devido apurado. No ano passado, 222 contribuintes destinaram parte do imposto a pagar ao FIA. Este ano o número pode ser maior, pois até as 23h domingo, 63 mil pessoas ainda não tinham feito a declaração em Blumenau.

– Esse benefício concedido é uma forma de o contribuinte direcionar parte do seu imposto devido à União aos projetos locais de desenvolvimento à infância e adolescência – argumenta o delegado da Receita.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2018/04/projetos-sociais-podem-ser-beneficiados-com-destinacao-de-imposto-de-renda-10213360.html

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos