14 de outubro de 2005

Receita defende autuação de 75 mil empresas

São Paulo – A Receita Federal informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que não houve erro na emissão dos autos de infração a 75 mil empresas, a maior parte delas de São Paulo. Segundo Paulo Ricardo de Souza Cardoso, secretário-adjunto da Receita, “não há erro nem cobrança indevida”.
Segundo o secretário, as notificações referem-se a “acréscimos legais” sobre o recolhimento de impostos e contribuições, como PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), Imposto de Renda e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), feitos com atraso em 2000 e em 2001. Cardoso disse que essas empresas receberam avisos de cobrança no ano passado, mas não procuraram a Receita para fazer o pagamento ou pedir o parcelamento da dívida.


Ele informou que o valor dos débitos varia de R$ 1.000 a R$ 2.000. “Os autos de infração foram feitos com base na legislação, que prevê multa de ofício de 75% sobre o valor dos débitos.” No caso, o “débito” é o valor da multa pelo atraso no pagamento.


As 75 mil empresas começaram a ser notificadas no início do mês passado. Cardoso disse que qualquer contribuinte notificado tem prazo de 30 dias para se defender. Muitas empresas alegam que já teriam quitado os débitos.
 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos