3 de abril de 2018

Contribuintes podem destinar parte do imposto devido para projetos sociais

O período da entrega de declaração do Imposto de Renda costuma ser conturbado para alguns contribuintes. Mas o que a maioria deles não sabe é que esse processo também pode ser marcado pela solidariedade. Isso porque é possível destinar parte do imposto devido para alguma entidade através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A ação tem como intuito contribuir com diversos projetos, geralmente voltados às crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Uma das entidades que precisa de doações é a Cruz Azul no Brasil, que auxilia dependentes do álcool e de outras drogas, seus familiares e demais pessoas afetadas. Pessoas Físicas podem destinar até 3% do imposto devido e Pessoas Jurídicas até 1%. É importante ressaltar que o contribuinte não terá nenhum gasto com a ação, trata-se apenas da destinação de parte de seu imposto devido, que já seria pago obrigatoriamente.

Saiba como doar:

Pessoa Física

– Ao abrir sua declaração, clique em Resumo da Declaração;

– Clique em doação diretamente na declaração e em novo;

– Selecione o campo municipal. Escola o Estado (SC) e o município (Blumenau);

– Preencha o valor que gostaria de doar (de acordo com o indicado no próprio sistema) e clique em ok;

– Clique em imprimir e imprima a DARF;

– Após o pagamento, envie um e-mail com o comprovante de pagamento para doa.fia@blumenau.sc.gov.br e david@cruzazul.org.br e insira os dados abaixo:

Nome completo:

CPF:

Comprovante DARF (digitalizado): (anexo)

Endereço para envio do recibo emitido pelo FIA:

Entidade indicada para receber a doação:

CRUZ AZUL NO BRASIL- Projeto Grupos de Apoio KIDS.

Pessoa Jurídica

– Doações de até 1% do imposto devido;

– Fale com o contador que faz a apuração do lucro real de sua empresa.

Para mais informações, acesse o link www.cruzazul.org.br/contribua/4/doe-seu-ir-para-a-cruz-azul-no-brasil.