19 de outubro de 2017

Jucesc Digital vai desburocratizar abertura de empresas e otimizar tempo dos profissionais de contabilidade

julio cesar marcelino
Presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcelino Junior, no lançamento da Jucesc Digital em Florianópolis.

Presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcelino Junior, fala sobre o novo programa e como ele irá impactar em processos como abertura ou baixa de empresas e alterações contratuais.

Nesta semana o Sescon Blumenau recebeu o presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Julio Cesar Marcelino Junior para uma palestra durante a Semana Fiscal. Na oportunidade, Marcelino concedeu uma entrevista à nossa equipe de comunicação para falar sobre a Jucesc Digital, resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e que vai simplificar a abertura de empresas e outros serviços de atos empresariais feitos pela internet. Confira abaixo a entrevista:

Sescon
– Quais as principais vantagens da Jucesc Digital?

Marcelino – A Junta Comercial Digital constitui uma ferramenta tecnológica colocada à disposição dos empresários e contabilistas para facilitar o trabalho, racionalizar procedimentos e inovar especialmente em benefícios como velocidade, segurança e economia.

Hoje, para fazer a abertura de uma empresa, uma alteração contratual ou até mesmo uma baixa de uma empresa, o empresário tem que reunir uma série de documentos, procurar um dos nossos 57 balcões das nossas unidades administrativas espalhadas pelo Estado, deflagrar a abertura, fazer um protocolo, e depois o processo tramita internamente durante um longo percurso que envolve aproximadamente sete etapas. Ao final, o contabilista ou empresário vai ter o seu ato mercantil registrado, concluindo o processo.

Com a Junta Comercial Digital, muda completamente o redimensionamento do processo. O empresário faz os processos diretamente acessando a internet. Basta ter um computador, acesso à internet e o certificado digital, emitido por entidades como o Sescon. Aquele processo que tinha sete etapas passa a ter duas etapas internas: de análise e de expedição final. Por fim, o usuário receberá seu ato por email. Assim, geramos comodidade, mais economia e segurança com relação a possíveis fraudes. Faz com QUE não precisemos aumentar taxas e mantemos a posição que ocupamos hoje de cobrar as taxas mais baratas do Brasil

Sescon –
 Há possibilidade de redução dessas taxas?

Marcelino – Imaginamos que sim. Estabelecemos o prazo de um ano para que tenhamos um relacionamento 100% digital. Até outubro do ano que vem vamos continuar com todo o aparato do processo físico. Estimamos que quando estiver totalmente digital a relação com o usuário, até mesmo a redução de taxas seja possível.

Sescon –
 Em quanto tempo será possível abrir uma empresa com a Jucesc Digital?

Marcelino – Hoje uma empresa de baixa complexidade – que atualmente representa 80% do fluxo -, na média, leva de 2 a 3 horas para a abertura. Uma de alta complexidade leva até 48 horas. Nossa expectativa é reduzir para menos de 50% desse tempo. Uma empresa de baixa complexidade deve levar 30 minutos para ser aberta.

Sescon –
 Como a classe contábil será impactada pelas mudanças?

Marcelino – A grande responsável por essas mudanças é a classe contábil. Por meio das suas entidades representativas – o Sescon com destaque – , a categoria sempre cobrou essas mudanças. O cliente primeiro da Jucesc é o contabilista. Ele é quem vai sentir o impacto desses benefícios diretamente no seu escritório. Provavelmente as próprias empresas contábeis terão os custos reduzidos, porque o processo exigirá menos deslocamento e menos burocracia. Todos os benefícios da Jucesc Digital serão potencializados para a classe contábil como um todo.

Estamos passando por uma virada de era na Jucesc. É um novo tempo para o relacionamento com tecnologias que sequer conhecemos no serviço público. Imagino que a cada dois ou três anos nós teremos novidades de complementação do sistema, que vão gerar mais benefícios, levando em conta compactação, eficiência, velocidade e desburocratizarão.