19 de junho de 2018

Santa Catarina tem 200 mil micro e pequenas empresas inadimplentes

Santa Catarina tem 200 mil micro e pequenas empresas com dívidas em atraso, revela levantamento da Serasa/Experian, com dados de março deste ano. O Estado participa com 4% do total de negócios que não conseguem pagar as contas em dia em todo o País. Há 5,034 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras com dívidas atrasadas.

É recorde histórico que sinaliza dificuldades financeiras crescentes. Na comparação com março de 2017, quando 4,622 milhões de companhias desse porte estavam inadimplentes, o crescimento é de 8,9% no período de um ano. Na comparação com fevereiro de 2018 (5,025 milhões), a alta é de 0,2%, a menor variação mensal entre as observadas nos últimos dez meses.

Vinte modelos 

A General Motors vai lançar pelo menos 20 novos modelos totalmente elétricos até 2023. O fator eficiência energética é relevante: desde 2016, reduziu mais de 2.267 quilos em 14 modelos de veículos novos, economizando 133 milhões de litros de gasolina. As versões de produção do Cruise como veículo autônomo serão construídas na fábrica Orion Assembly, em Michigan (Estados Unidos), com comercialização em 2019.

A General Motors planeja fornecer 100% de energia renovável para suas fábricas, globalmente, até 2050. Até o final de 2018, energia renovável responderá por 20% do total usado pela companhia.

Harvard de graça

A Universidade de Harvard oferece cursos online e gratuitos em 14 áreas de conhecimento acadêmico. As inscrições podem ser feitas na plataforma Harvard Online Learning. Harvard é uma das mais respeitadas universidades do mundo.

Supermercados se transformam

Olegário Araújo, experiente operador do segmento varejista brasileiro, afirma que o supermercado está no olho do furacão das transformações econômicas.

— Conhecer os gatilhos que disparam tais transformações é fundamental. É também relevante compreender as ameaças e oportunidades que estão no ambiente competitivo e o que empresas supermercadistas regionais estão fazendo para se destacarem. O desafio central é colocar o ser humano no centro das decisões estratégicas por meio de uma melhor compreensão de suas necessidades e desejos. E, ao mesmo tempo, preparar a organização para ser relevante e competitiva.

Olegário faz palestra nesta terça-feira na Exposuper.

Internacionalização

O Programa de Internacionalização de Empresas será o tema em debate na reunião da Associação Empresarial de Araquari no dia 27.

Comando

O empresário joinvilense Adriano Albano retorna à cidade, após 40 anos morando em diversos locais do país, para assumir a direção do polo local da Unicesumar. A instituição está entre as dez maiores de ensino privadas do país. Albano planeja investir R$ 400 mil nos próximos dois anos em estrutura e marketing. A meta é alcançar 5 mil alunos matriculados em cinco anos. Em Joinville, oferece 45 cursos superiores de graduação e 80 de pós. No ranking dos 149 melhores centros universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está na sétima posição.

Licença

Técnicos do Instituto de Meio Ambiente (IMA) aprovaram, no dia 12, o pedido da Busscar e o órgão ambiental estadual vai emitir licença ambiental de operação (LAO) para a fábrica de carrocerias de Joinville.

Ambiente interativo

O arquiteto Marcus Vinicius Damon, responsável técnico do Estúdio Módulo de Arquitetura (SP) – que elaborou a proposta vencedora para o masterplan do Ágora Tech Park e de seu primeiro prédio – visitou o Perini Business Park para conhecer o ecossistema do empreendimento e receber pessoalmente sua premiação.

Segundo Damon, “o prédio inicial foi concebido para ser notado por quem circula pelo parque, acolher o visitante e proporcionar aos trabalhadores um ambiente moderno e interativo, que é tendência nos espaços voltados à inovação e à tecnologia. A construção vai usar elementos que reduzem o consumo de energia”.

Reunião traça estratégias

O profissional reuniu-se com a diretoria do Perini e com as equipes da Perville Engenharia e do Ágora Tech Park para traçar as estratégias iniciais para o desenvolvimento dos projetos complementares. Um dos participantes deste encontro foi o recém-contratado Wagner Augusto Krelling, engenheiro de produção que traz sua experiência em empreendedorismo e criação de startups para coordenar a configuração do Parque Tecnológico de Joinville. Na foto, da esquerda para a direita, Wagner Augusto Krelling, Emerson Edel, Marcus Vinicius Damon, Marcelo Hack e Samuel Munaretti.

Fonte: NSC Total

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos