22 de junho de 2018

Sebrae apresenta Panorama do Crédito das Empresas

Dados inéditos do “Panorama do Crédito das Empresas do Distrito Federal e Brasil” foram apresentadas em primeira mão nesta terça-feira (19), no Seminário Conjuntura Econômica do Distrito Federal e do Brasil, promovido pela Codeplan. O panorama será lançado no dia 2 de julho e, pela primeira vez, apresentará, além dos dados nacionais, informações sobre as unidades federativas. O estudo indicou que no caso do Distrito Federal, as taxas médias de juros e de inadimplência permanecem em queda desde 2016 e 2017 respectivamente. Quanto ao crédito no DF, a taxa média das operações para as Pequenas Empresas foi, no período total, em média cerca de 8,8 pontos percentuais abaixo da média nacional para o segmento.

As empresas da capital federal correspondem a cerca de 1,8% do total do Brasil. A distribuição segue o padrão nacional, com os pequenos negócios em torno de 95% do total de empresas. Desde 2011, foram criadas em média 7 mil empresas por ano no DF, a maior parte sendo microempresas. O levantamento foi realizado a partir de indicadores colocados à disposição pelo Banco Central e analisados por técnicos do Sebrae.

O presidente da Codeplan, Lucio Remuzat Rennó Jr, participou da abertura e ressaltou a importância da participação do Sebrae no evento. “Essa troca enriquece o nosso conhecimento sobre a realidade atual e é um grande ganho de qualidade para o nosso debate”. Em seguida, Alexandre Comin, gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros (UASF) do Sebrae Nacional pontuou a importância dos indicadores para alcançar melhores diagnósticos e elaboração de políticas públicas eficientes. “Por meio dos dados, é possível termos um panorama sobre a situação do crédito que nós não tínhamos antes, inclusive a nível de unidades da federação. O crédito tem um fator de importância para o desenvolvimento econômico e, ao olhar o crédito, conseguimos entender alguns cenários”, explicou Comin.

O panorama indicou que a quantidade de MPE vem crescendo continuamente, apesar da crise. Na retomada, aumentaram a contratação de empregados mais rapidamente que em empreendimentos de outros portes. Quanto ao crédito, o volume vem caindo desde 2015. Sendo que a queda mais forte foi nos segmentos das médias e pequenas empresas. No quesito juros, ao contrário das grandes e médias empresas, as MPE sofreram aumento nas taxas no primeiro trimestre de 2018. A inadimplência também está em queda desde o início de 2017.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos