22 de novembro de 2014
2ª Semana Fiscal encerra com palestras do INSS e CEF
O último dia da 2ª Semana Fiscal do Sescon Blumenau foi marcado por palestras do INSS, que focou sobre os benefícios da Previdência Social, e da Caixa Econômica Federal – CEF sobre parcelamento de débitos com o FGTS e certificação digital. Mais de 40 profissionais da área contábil prestigiaram o evento nesta sexta-feira(22), na sede do sindicato.
A manhã começou com a palestra do chefe de serviço de benefícios do INSS da agência de Blumenau, Herman Alves Gomes da Silva, que inicialmente passou orientações gerais sobre como funciona o INSS, e destacou sobre os benefícios para pessoa física. Tirou dúvidas sobre concessões de benefícios, verificação da carta de exigência (se existir) para requerer benefícios, questões sobre afastamento de funcionários, e ainda, como fazer a regularização do MEI perante o INSS, cadastro NIT e CPF.
No segundo momento, aconteceu um amplo debate com a coordenação da Caixa Econômica Federal, representada por Nilzon da Silveira, coordenador Gifug/FL da filial do FGTS em Santa Catarina, e Carlos Visani, do mesmo setor. Na oportunidade, Nilzon explanou sobre as condições de optar pelo parcelamento, percentuais de juros de 0,5% ao mês e multa de 10%, correção monetária pela TR, além de Gfip apropriada para a situação específica do Código 327.
Também destacaram sobre o sistema digital para pedir o parcelamento, via conectividade ICP. O parcelamento e acompanhamento das guias deverá ser realizada por meio de certificação digital, sendo exclusivamente o certificado da empresa, ou seja, não pode ser de certificado com procuração.
Parcerias
A sede do Sescon Blumenau foi o ponto de encontro da 2ª Semana Fiscal, que reuniu ao todo cerca de 250 profissionais da contabilidade, nas manhãs dos dias 17 até 21 de novembro. Com objetivo de discutir soluções e melhorias dos serviços de fiscalização e atendimento, o evento contou com a parceria de nove órgãos públicos que cederam seus servidores para realizar as palestras e debates.
Comentários