2 de setembro de 2016

Gaspar passa a ter CEP específico por rua

Mudança começou a valer nesta quinta-feira (1º)

Correspondências que não chegam, mercadorias entregues em endereços errados ou devolvidas às agências dos Correios. Durante muitos anos, estes transtornos fazem parte da vida de vários gasparenses. Uma realidade que começa a mudar a partir deste mês, com a implantação do Código de Endereçamento Postal (CEP) específico por logradouro. Ou seja, desde quinta-feira (1º) cada avenida, rua, travessa ou servidão de Gaspar passou a ter um CEP individual. Uma mudança que começou a ser discutida no município em 2014 e comemorada pela comunidade.

“Acredito que o CEP específico vai facilitar a vida de muitas pessoas e evitar muitos transtornos”, ressalta a empresária Luceleni Coradini. Ela, que reside no Centro da cidade e possui um sítio no bairro Lagoa, já enfrentou diversos problemas devido ao CEP único. “Eu costumo comprar muito pela internet e, mesmo colocando o endereço da minha casa no Centro, algumas mercadorias eram entregues no sítio ou vice-versa. Alguns produtos chegaram a ser devolvidos pois o entregador não encontrava ninguém no local”, explica.

Já a faccionista Maria Silva, moradora do bairro Bateias, perdeu a conta de quantas vezes teve que ir até os Correios atrás de faturas e outros documentos. “Como eu moro em uma rodovia, minha residência não tem número. Sendo assim, minhas correspondências são entregues em uma casa próxima, que pertence a meu pai. Porém, muitas mercadorias e faturas não chegam pois os carteiros não conseguem encontrar o endereço”, lamenta. Agora, com o CEP específico, Maria acredita que a situação irá melhorar. “Com o CEP específico será mais fácil encontrar o local de entrega”.

Segundo informações da Diretoria Regional dos Correios em Santa Catarina, todos os novos trechos codificados estão dentro da faixa de CEP 89110 – 001 a 89119 – 999, substituindo o CEP geral 89110 – 000, que não deve mais ser utilizado. Além dos logradouros nas áreas urbanas, há ainda um número de CEP específico para a zona rural: 89119-899. A orientação é que todos os moradores de Gaspar cadastrem o novo CEP de seu endereço junto aos prestadores de serviços (água, luz, gás, internet e telefonia), correspondentes bancários e contatos pessoais. O CEP por logradouro está disponível para consulta na internet, no site www.buscacep.correios.com.br. Além disso, os Correios entregarão materiais informativos em cada residência.

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Gaspar, Gilberto Goedert, explica que existem na cidade cerca de mil ruas e que 910 delas já possuem o CEP específico. “As outras vias serão cadastradas pelos Correios em até 45 dias e, neste período, os moradores que residem nestas vias devem utilizar provisoriamente o CEP da rua mais próxima.  É importante ressaltar que as correspondências e mercadorias enviadas para o CEP 89110 – 000 serão entregues até dois anos”, afirma. O prazo é o mesmo para a substituição das placas das ruas. “Realizamos a manutenção de cerca de 30 placas por mês. Vamos aproveitar este trabalho para mudar o CEP delas”.

Agilidade
A codificação por logradouro é criada nas cidades com mais de 50 mil habitantes e possibilita melhorias no processo de separação das correspondências nas fases de triagem, encaminhamento e distribuição. O gerente da unidade do Centro de Distribuição Domiciliar de Gaspar, Luiz Roberto Andrade, explica que a comunidade irá perceber os benefícios da mudança a médio e longo prazo. “Com o CEP único, quando as mercadorias e correspondências chegavam aos grandes centros de distribuição elas eram direcionadas todas para Gaspar e os carteiros precisavam separá-las por rua. Este processo diário levava em média trinta minutos. A implantação do CEP específico vai permitir a distribuição direta para cada carteiro”, explica.

Nos grandes centros, esta distribuição é feita automaticamente, pela leitura de um código de barra, no caso, o número do CEP por logradouro. “Além de proporcionar mais rapidez às entregas, também recebíamos muitas reclamações dos consumidores, principalmente em relação às compras online. Muitos sites não aceitam CEP genérico e acabam puxando o endereço da agência dos Correios, não permitindo a alteração. Muitas mercadorias acabavam sendo devolvidas pois não era possível localizar o endereço do cliente”, ressalta.

Redação Jornal Metas

Lista novos CEPs de Gaspar

02 Setembro 2016 10:42:42

Confira como ficou a nova distribuição dos CEPs em GasparNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_01.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_02.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_03.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_04.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_05.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_06.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_07.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_08.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_09.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_10.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_11.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_12.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_13.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_14.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_15.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_16.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_17.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_18.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_19.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_20.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_21.jpgNOVOS_CEPS_GASPAR_Página_22.jpg

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos