5 de setembro de 2017
A Medicina Ocupacional e o eSocial
No que se refere ao cumprimento do eSocial, consta também a exigência de envio para o governo, das informações relacionadas à saúde e segurança dos colaboradores das empresas.
Para as empresas que faturam R$78 milhões ou mais, o início da obrigatoriedade – no que se refere à Medicina Ocupacional – será à partir de 01/07/2018 e, para as demais empresas começa a valer à partir de 01/01/2019.
Os dados de Saúde e Segurança Ocupacional que deverão ser informados, englobam os seguintes leiautes:
- S-1060: Tabela do Ambiente de Trabalho
- S-2210: Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT)
- S-2230: Afastamento Temporário (Licença Médica)
- S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador (ASO)
- S-2240: Condições Ambientais do Trabalho
- S-2241: Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial
Neste contexto, será fundamental que a contabilidade e a prestadora de medicina ocupacional estejam integradas por intermédio de seus sistemas operacionais, para que possam enfrentar os desafios que virão pela frente.
Entenda como será !
A grande maioria das empresas, mantém a contabilidade e a medicina ocupacional terceirizadas. Porém, caberá ao contador, o envio das informações ocupacionais para o governo.
Considerando que estas informações serão disponibilizadas pelas prestadoras de medicina ocupacional, resta saber como chegarão ao contador, se em tempo hábil e se com dados consistentes.
A Servmed dispõe desta solução. Para isso, utiliza um software especifico que cria, gerencia e disponibiliza os leiautes, que através de uma integração com o módulo de folha de pagamento da contabilidade, estarão prontos para o envio ao ambiente eSocial.
As soluções digitais à disposição para as contabilidades são um auxílio neste novo cenário, que de maneira gradativa ocasiona profunda transformação na cultura contábil, onde a plataforma tecnológica para registro das informações trabalhistas e previdenciárias do governo irá exigir dados adicionais e prazos muito mais apertados para a entrega digital dessas obrigações.
Fonte: Servmed – Clinica de Medicina do Trabalho Ltda
Comentários