20 de outubro de 2015
Receita Federal orienta contadores na 3ª Semana Fiscal de Blumenau
Procedimentos e serviços eletrônicos, Simples Nacional, fraudes, desoneração da folha, melhoria no atendimento aos contadores e contribuintes, foram os principais assuntos abordados pelos representantes da Receita Federal de Blumenau, nesta terça-feira (20). O auditório do Sescon Blumenau ficou novamente lotado por profissionais da área contábil, que prestigiam a 3ª Semana Fiscal.
Alertar sobre as fraudes que acontecem através de promessas falsas de liquidação de débitos tributários feitas por supostos consultores tributários foi o foco principal da apresentação do delegado da Receita Federal de Blumenau, Jaime Boger. Mais de 40 empresas já caíram no golpe aqui na região. Ele citou uma empresa de consultoria com o nome Apex, com unidade em São Paulo, mas possui representantes e parceiros em diversas regiões do país, que após descoberta das fraudes, agora está usando uma outra empresa, a Alpha.
De acordo com o contador e mediador do evento, Mauricio Tobias, o palestrante destacou que a fiscalização em Santa Catarina está muito mais intensa, por isso o faturamento já passou de R$ 31 bi para R$ 52 bi. As empresas fiscalizadas são as que possuem indícios de sonegação fiscal.
O órgão também está divulgando a TV Receita com vídeos informativos no YouTube sobre MEI’s, e-CPF, e outros assuntos que facilitam o entendimento do contribuinte sobre a rotina dos serviços eletrônicos com objetivo de agilizar o envio de informações.
Também informaram que estão intensificando a fiscalização nas cidades de Timbó, Rio do Sul e Brusque com cerca de 100 empresas.
O delegado ajunto da RF de Blumenau, Daniel Carlos, destacou o trabalho do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), e enfatizou a Lei 123 de 15/10/2015 que trouxe novidades no ICMS.
Roberley William Bianchi, chefe do CAC, explicou sobre os parcelamentos da previdência de Pessoa Física e Jurídica, de acordo com a Lei 10.522/2002, e ainda, apresentou algumas regras para evitar que a empresa seja excluída do Simples Nacional quando possui débitos. O analista tributário do Sacat Marcos Daniel Steyer auxiliou na apresentação, e também Jorge Moreira de Souza, chefe do Sacat, que destacou o e-Social.
Paulo Freiras, auditor e responsável pelo plantão fiscal, iniciou sua apresentação, porém, devido ao interesse dos participantes, será realizada outra palestra mais aprofundada na sexta-feira (23), das 10h às 11h30, no auditório do Sescon Blumenau.
Todos são da unidade da Receita Federal de Blumenau.
Acesse este link para ver as fotos do evento!
Comentários