23 de julho de 2014
Sescon Blumenau realiza 8ª reunião geral da diretoria de 2014
O Sescon Blumenau realizou na tarde de terça-feira (22) a 8ª reunião geral da diretoria de 2014. O encontro ocorreu a partir das 14h no auditório da entidade.
O presidente Jefferson Pitz começou a reunião com a aprovação das atas dos dias 27 de maio e 24 de junho.
Em seguida, a redução no número de contribuições pagas de 2010 para 2014 foi apresentado por Jefferson Pitz. O presidente ainda comentou que, de acordo com dados da Fenacon, só por conta da ausência de contribuições as entidades do país deixaram de arrecadar R$ 2 milhões no último ano.
O vice-presidente do Sescon, Nelson José Mohr, reforçou a importância da cooperação dos associados.
Discutiu-se na pauta seguinte as cobranças das contribuições sindical e assistencial. Durante o debate foi sugerido um desconto nos cursos aos que contribuem com as duas entidades, seguindo a metodologia do Sescon Florianópolis.
A assessora jurídica da entidade apresentou em seguida um processo trabalhista que o Sescon Blumenau e Fenacon foram indiciados. Porém, justamente o processo encerrou-se como de má-fé pelo réu, que terá que pagar R$ 3 mil às entidades.
Dando continuidade ao tema, Jefferson Pitz abordou o Seminário Nacional de Assessoria Jurídica, realizado anualmente pela Fenacon. Devido a quantidade de conteúdos apresentados nesses encontros, a instituição passará a realizar encontros regionais.
Florianópolis recebeu o seminário no dia 3 de julho. O presidente do Sescon Blumenau avaliou o evento como "muito positivo, com muita informação realmente importante aos contadores".
O oferecimento de um catálogo de cursos online da Fenacon também esteve em pauta. O Sescon Blumenau está estudando como pode oferecer as especializações e realizar a certificação dos participantes. De acordo com Jefferson Pitz, são cursos de diversas áreas e que tem um bom feedback dos que já realizaram.
A diretora administrativa Adriana Hort Martins explanou como foi a reunião intersindical do dia 4 de julho. No encontro, Adriana destacou três pontos que foram discutidos: regulamentação de intervalo de trabalho; terceirização; e contribuição confederativa.
A diretora de comunicação Solange Rejane Schroder questionou na reunião uma ligação que os contadores estavam recebendo do Fenacon, referente a uma pesquisa. Jefferson Pitz disse que entrará em contato para saber mais e dará o retorno a todos.
O próximo assunto abordado foi a reunião entre Corpo de Bombeiros, Crea e Sinduscon. Para aumentar a segurança dos prédios empresariais, os bombeiros passarão a ter poder de polícia com uma nova legislação. Com isso, é necessário que todas as empresas tenham a licença dos bombeiros e a renove conforme solicitado pela lei.
Após falar do encontro com o Corpo de Bombeiros, a diretoria legislativa também comentou sobre uma reunião que tiveram com OSBLU. A entrega das revistinhas de educação fiscal foi citada por Jefferson Pitz e a posse da nova diretoria do Sinduscon foi conferida pelo vice-presidente Nelson José.
Uma reunião com o Senac sobre um curso técnico de Contabilidade também fez parte da pauta. O Senac pediu apoio do Sescon Blumenau para realizar o curso para 35 estudantes durante o encontro. Foi sugerido o apadrinhamento de estudantes por parte das empresas contábeis.
Ricardo Luiz Tomaz, diretor financeiro, apresentou então a prestação de contas da entidade.
Ao fim do evento, os presentes foram convidados para participar de um encontro na Ampe, que vai acontecer nessa quinta-feira (24) em parceria com o Procon.
Comentários