27 de setembro de 2018

Integração digital de abertura, alteração e fechamento de empresas inicia em outubro

A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) definiu o cronograma de implantação da integração digital para as aberturas, alterações e fechamentos de empresas. A programação foi criada de acordo com a natureza jurídica, e estipula os prazos em que não existirão mais processos físicos na sede e nas 57 unidades do Estado. Tudo será feito pelo sistema da junta digital.

“Até 30 de março de 2019, a Junta será totalmente digital. Não aceitaremos mais nenhum processo em papel, será obrigatório a utilização do sistema”, explica o presidente da Jucesc, Gerson Basso.

Atualmente o empresário ou contador precisa ir até o balcão do órgão com a documentação impressa para dar encaminhamento ao processo, que passa por sete etapas. Com o novo sistema, basta fazer a solicitação através pela plataforma digital. Para isso, será necessário o certificado digital para assinar eletronicamente os documentos.

Por enquanto, apenas os processos de fusão e incorporação, que respondem por 4% do total da Jucesc, ainda precisam ser feitos fisicamente. Agora, com a obrigatoriedade, a medida vai tornar tudo mais fácil para todas as 770 mil empresas ativas em Santa Catarina.

“Processos que hoje podem levar até 72 horas serão analisados em menos de 10 minutos, não terá um processo na Junta que não será analisado em até 24 horas”, acrescenta Basso.

Para detalhes sobre o cronograma e para abrir protocolo acesse o sistema da junta digital.

Fonte: Diário Catarinense

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos