21 de agosto de 2019

Ministério da Economia incentiva inserção de pequenas empresas no mercado global

A Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia (Secint/ME) anunciou na terça-feira (20/8), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, a implementação da nova metodologia do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O objetivo é garantir que, principalmente, micros, pequenas e médias empresas também sejam beneficiadas pelos avanços do país no comércio global.

Durante abertura do seminário “Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE): Coordenação Interinstitucional para o Futuro do Comércio Exterior Brasileiro”, a secretária especial adjunta da Secint, Yana Dumaresq Sobral Alves, lembrou que o Brasil está defendendo uma agenda de maior inserção à economia global, por meio de acordos comerciais, ações de facilitação de comércio, aprimoramentos e remoção de barreiras ao comércio.

“Esse projeto é uma pedra fundamental para a nossa agenda de inserção na economia global”, afirmou. “Nós precisamos garantir que as micro e pequenas empresas vão saber aproveitar as oportunidades que virão com uma agenda robusta de inserção comercial”. Uma das estratégias do PNCE, segundo ela, é aproveitar e customizar as vocações regionais, para que as empresas que desejam se internacionalizar saibam quais são suas maiores e melhores vantagens comparativas.

 

Saiba mais

O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) tem o objetivo de difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de empresas brasileiras atuantes no mercado externo;

O PNCE é desenvolvido pelo Ministério da Economia, em parceria com Ministério das Relações Exteriores, CNI, Sebrae Nacional, APEX-Brasil e outras instituições públicas e privadas que atuam no fomento às exportações brasileiras;

A coordenação nacional é feita pelo Ministério da Economia e, nas unidades da Federação, por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais;

A nova metodologia é originada do Programa Rota Global, da CNI, e suas principais novidades residem no mapeamento do perfil das empresas sob quatro dimensões: Estratégia, Gestão, Mercado e Operação.

Mais informações: http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/pnce.

Fonte: Ministério da Economia

Foto: Tirachardz

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