6 de junho de 2006

Previdência poderá conceder aposentadoria por telefone

Previdência poderá conceder aposentadoria por telefone


A Previdência Social se prepara para inaugurar, no próximo dia 16, nova central telefônica, que poderá ser acessada de qualquer parte do País, discando apenas o número 135. Esse call center permitirá ao segurado marcar dia e hora para ser atendido na agência que mais lhe convier. E a novidade é que, além de agendar perícia médica, como já havia sido anunciado, os cidadãos poderão até requerer aposentadorias por telefone.


O novo número foi antecipado a O DIA por Nestor Grewe, gerente-regional do INSS, que é responsável pelas agências do Rio, mas fica em Belo Horizonte. E a promessa de implantação do serviço no próximo dia 16 é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pretende ir a Recife inaugurar o novo tipo de atendimento, que contará com 1.200 funcionários diante de terminais de computador.


A idéia é facilitar os requerimentos de aposentadoria, mas os segurados não estarão dispensados de procurar uma agência depois para apresentar carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos quem comprovem direito ao benefício.


Segundo Grewe, o dia em que o segurado fizer o requerimento por telefone será considerado como data de início do benefício. “Mesmo que o atendimento seja agendado para daqui a duas semanas, no momento em que o benefício for concedido, a data de início será retroativa ao dia da ligação do segurado”, explicou. A medida visa a reduzir as filas nas agências, promovendo o que o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, chama de atendimento resolutivo.


Quando o segurado chegar à unidade, o servidor do INSS já poderá ter levantado informações a respeito do trabalhador, ganhando tempo. Hoje, só os requerimentos de auxílio-doença são responsáveis por mais de 60% dos atendimentos nas agências. Já os pedidos de aposentadoria respondem por 10%. Por isso, o INSS acredita que o novo modelo de agendamento por telefone e a maior utilização da Internet pelo segurado vão reduzir a demora nas concessões e diminuir o número de processos parados.


Ainda de acordo com o gerente-regional do INSS, Nestor Grewe, enquanto o número 135 não entrar em operação – o que só deve acontecer dia 16 -, o modelo continua a ser testado nas regiões metropolitanas de três capitais: Rio, São Paulo e Salvador. Por enquanto, o acesso é feito pelo PrevFone: 0800-780191.


“O horário estendido de até 10 horas nas agências vai continuar. Poderemos ter, por exemplo, uma unidade aberta de seis a sete horas para atendimento em geral, passando a usar o tempo restante para agendamentos feitos por telefone”, completou Grewe. Ainda segundo ele, apesar do horário maior nas unidades, a maior parte da população ainda procura o INSS na parte da manhã.
Fonte: Invertia (06/06)

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