18 de abril de 2016

Sescon Blumenau e entidades lançam o Bolo Tributário 2016

O Sescon Blumenau realizou na última terça-feira (12) um encontro com a imprensa da cidade. O tema principal foi o lançamento da 8ª edição do Bolo Tributário, que acontece no dia 25 de maio a partir das 11h. A ação é realizada anualmente pelas entidades de empresariais e sindicais patronais de Blumenau e região  para conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga pelos contribuintes.

“É um evento muito importante e com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a quantidade de impostos pagos e o ineficiente ou pouco retorno que a população recebe em serviços públicos”, ressalta o presidente do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz.

A edição deste ano destaca a temática “eleições: quanto vale seu voto?” com o objetivo de provocar conscientização sobre o voto. A principal atividade do dia será o tradicional corte de um bolo de aproximadamente 150 quilos. Cerca de três mil pessoas devem acompanhar de perto a ação, que acontece na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no centro de Blumenau.

O Bolo Tributário surgiu com a comemoração dos 20 anos do Sescon Blumenau. Em sua oitava edição, a iniciativa já é realizada em várias cidades do país, simultaneamente.

Confira o destaque na RBS TV, clique aqui!
18 04 2016 lancamento bolo tributario RBS TV

Abaixo o release sobre como será o evento. Fique por dentro e participe!

Bolo Tributário destaca eleições e voto consciente

Manifestação será realizada no dia 25 de maio com um bolo de 150kg em Blumenau

Como forma de conscientizar a população sobre a elevada tributação brasileira, a Lei nº 12.325/2010 instituiu 25 de maio como o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. As entidades empresariais e sindicais patronais de Blumenau e região aproveitam a data para reforçar a necessidade de ações que incentivem a economia justa, carga tributária equilibrada e prestação de serviços públicos de qualidade.

A principal ação do evento, que este ano destaca a temática “eleições: quanto vale seu voto?”, será o tradicional e simbólico corte e distribuição do Bolo Tributário. Cerca de duas mil pessoas devem receber as fatias do bolo durante a oitava edição, dia 25 de maio.

Segundo a comissão organizadora, o local do evento será em frente à escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau, na rua XV de Novembro, das 11h às 14h.

Segundo Jefferson Pitz, presidente do Sescon Blumenau, entidade que coordena a organização do Bolo Tributário, o tema escolhido é focado em situações atuais que a população está vivenciando. “Portanto, como em 2016 temos em nosso calendário as eleições municipais, a comissão quer focar o evento para incentivar o eleitor ao voto consciente”, destaca Pitz.

A advogada e contadora Leila Piske Franke, da comissão organizadora do evento, destaca a importância de ações que conscientizam o cidadão a escolher melhor seus representantes políticos. “A gestão dos recursos arrecadados no município é exercida pelo prefeito e vereadores, através da criação de leis e normas, que devem garantir que os valores arrecadados com os tributos, sejam investidos na saúde, educação, segurança, enfim, em benefício de toda a sociedade”, orienta Leila.

Divulgação e programação

Jefferson explica que a programação do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte contemplam diversas atividades.

O Bolo Tributário terá cerca de 150 kg e as fatias serão distribuídas com os nomes de todos os tributos pagos no país atualmente.

O Telão do Impostômetro que mostra a arrecadação de tributos em tempo real e o Varal do Imposto também integram o movimento na rua XV de Novembro.

Como parte da temática especial às eleições e voto consciente, será distribuída uma publicação em formato de revista ilustrada com o personagem Vovô Chopão e linguagem lúdica. O objetivo é repassar ao público infantil os danos causados pela escolha errada de seus representantes públicos. A ‘revistinha’ será entregue em toda a rede municipal de ensino, para mais de 15 mil crianças.

E ainda, está sendo programada a seguinte ação: ao meio-dia de 25 de maio, por alguns minutos haverá a solta de 500 balões pretos que, simbolicamente, representa o luto pelo setor produtivo e econômico dependente da política, pela impunidade na corrupção e mordomias

execráveis dos representantes políticos deste País. O  objetivo é refletir, como devemos solucionar tais problemas, pois esses fatores representam perdas de arrecadação com desvios dos recursos dos cofres públicos e contribuem para falta de investimentos nas áreas públicas prioritárias como saúde, educação e saneamento.

Além da fatia do Bolo Tributário e do folder, o participante também receberá uma “cédula eleitoral” com a indicação de qual o perfil de candidato ele pode votar nas eleições municipais. O objetivo é provocar a reflexão sobre o voto consciente, já que o slogan da edição de 2016 é “eleições: quanto vale seu voto?”.

Segundo Pitz, a comissão organizadora está definindo outras ações. “Temos mais opções de atividades em discussão. Devemos definir nos próximos encontros algumas sugestões com objetivo de atrair a atenção dos cidadãos eleitores, já que toda a sociedade deve participar do processo de eletivo. Todos são convidados a prestigiar este importante evento”, explica.