31 de março de 2006

Suspensão de pagamentos começa na segunda-feira

Benefício pode ser reativado na própria agência bancária


Da Redação (Brasília) – O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, afirmou hoje (30) que a maioria dos 80.989 aposentados e pensionistas que podem ter o pagamento suspenso a partir da próxima segunda-feira (3/4), não deverão ser surpreendidos, pois grande parte refere-se a pagamentos que não deveriam estar ocorrendo. Na opinião do ministro, neste conjunto pode haver algumas pessoas que, nos últimos seis meses, não perceberam a convocação para o Censo Previdenciário, seja por viverem em comunidades isoladas ou por não terem lido a comunicação no banco, que não ficaram sabendo do Censo Previdenciário, mas que têm direito ao benefício.


Nestes casos, ele recomenda calma ao beneficiário, pois basta atualizar seus dados cadastrais na própria agência bancária e o pagamento será reativado. “Se, ao passar o cartão, o segurado perceber que o benefício está suspenso ele tem que ir ao balcão do lado e fazer o Censo. O banco vai nos comunicar e, no prazo máximo de 13 dias, o benefício será pago. Há bancos que têm agilidade maior e nestes o prazo será bem encurtado”, afirmou Nelson Machado, durante entrevista realizada hoje (30) para emissoras de rádio da Radiobrás (Nacional AM de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia) e 12 emissoras parceiras de todas a regiões do País.


Os aposentados e pensionistas que podem ter o pagamento suspenso são aqueles que foram convocados em outubro do ano passado para a primeira etapa do Censo Previdenciário, mas não atualizaram os dados cadastrais até 24 de fevereiro. Estes beneficiários foram informados da necessidade de atualizar os dados cadastrais todas as vezes que sacaram o benefício, seja em terminais bancários de atendimento automático ou no próprio caixa do banco.


Para fazer o Censo, o beneficiário deve comparecer a uma agência do banco pagador do benefício. São exigidos um documento de identificação com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Nenhuma etapa do Censo Previdenciário é feita nas Agências da Previdência Social.

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos