7 de junho de 2022
IRPF: 2 milhões de contribuintes fizeram conta no gov.br para enviar a declaração
Apesar do Gov.br exigir uma maior burocracia, cerca de 2,69 milhões de declarações do Imposto de Renda foram foram entregues pela plataforma.
Neste ano, os contribuintes precisavam ter uma conta com nível de segurança prata ou ouro no Gov.br para utilizarem a declaração pré-preenchida.
Mesmo assim, o aumento foi quase 1.000% em relação ao ano passado, quando a Receita Federal recebeu 286 mil documentos.
“Esse número superou um pouco a nossa expectativa inicial. Como fazemos todos os anos, procuramos inovar com tecnologia, a fim de ter um processamento mais célere, mais eficiente, mais seguro”, destacou o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes.
Gov.br
Na conta gov.br, o nível prata é para pessoas que fizeram reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência de sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pela Secretaria Nacional de Trânsito e pelos que realizam a validação dos seus dados via internet banking de um dos bancos credenciados.
Para o nível ouro, a pessoa deve fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência de sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou realizar a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
No entanto, para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, o acesso à declaração pré-preenchida foi facilitado.
“Hoje, todos os 175 serviços da Receita Federal são digitais e estão disponíveis no Gov.br para facilitar a vida do contribuinte. A declaração pré-preenchida é um desses serviços que, com o Gov.br, democratizou o acesso do contribuinte ao preenchimento automático dos dados em todas as multiplataformas para o envio do Imposto de Renda”, enfatizou Paes de Andrade.
Pesquisa IRPF 2022
Pela primeira vez, o governo convidou os usuários dos programas de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) a avaliarem o serviço.
Mais de 3 milhões de contribuintes responderam à pesquisa e o serviço recebeu nota 4,3 numa escala que ia até 5, informou o Ministério da Economia na última sexta-feira (3).
Os aspectos que receberam a maior pontuação, com nota 4,62, foram “o serviço foi cumprido dentro do prazo adequado” e “as informações fornecidas estão seguras”.
Fonte: Contábeis
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