2 de março de 2006
Trecho Norte da BR-101 se transforma em novo Eldorado para investimentos
O novo Eldorado industrial: duplicação do trecho Norte da
BR-101 já atraiu investimentos de U$ 300 milhões em novas empresas, com geração de 4.000 empregos
Concluída em 2000, a duplicação do trecho norte da BR 101, que acompanha o litoral norte catarinense, teve um impacto positivo sobre a economia regional. Ao atrair várias empresas para seu entorno, a rodovia permitiu que o PIB da região suba 7%. Enquanto isso, o trecho sul do estado, de 248 quilômetros, não foi duplicado e acarretou a perda de competitividade local. O PIB da região cresce apenas 3%.
A região está levando vantagens também sobre o Vale do Itajaí, região visitada por algumas das empresas antes de optarem pelas margens da BR-101. A Universal leaf Tabacos, por exemplo, já teve unidade em Blumenau, mas saiu do Estado. está retornando agora com uma nova fábrica em Joinville.
Esse movimento faz aumentar a importância estratégica da duplicação da BR-470, corredor que liga o Vale do Itajaí à BR-101. Enquanto isso não ocorrer, as empresas da região perdem em mobilidade logística, enquanto que novos investimentos procurarão sempre se deslocar para o Litoral Norte.
Veja, abaixo, algumas companhias que se mudaram para as margens da nova rodovia: Empresa Marcegaglia Perfil fabricante italiana de componentes para refrigeração e tubos de aço para diversas aplicações. Está expandindo a área de tubos de 3 mil para 20 mil toneladas mês até o fim de 2006. Inauguração outubro de 2000 Investimento inicial 40 milhões de dólares Investimento na ampliação 88 milhões de euros Funcionários 350 Município Garuva Empresa Takata Perfil empresa japonesa de autopeças. Em Piçarras produz cadarços de cintos de segurança, que são exportados para os EUA. Deve ocupar 100% da capacidade instalada no início de 2006, e pode realizar expansão em 2007. Inauguração dezembro de 2004 Investimento inicial 16 milhões de dólares Funcionários 800 Município Piçarras Empresa Cebrace Perfil a unidade catarinense da parceria dos grupos Pilkington (Inglaterra) e Saint Gobain (França) produz vidros planos e espelhos para atender o sul do país, o Mercosul e o mercado externo. Inauguração setembro de 2004 Investimento inicial 110 milhões de dólares Funcionários 160 Município Barra Velha Empresa Mabel Perfil A quinta unidade do grupo tem capacidade para produzir 2.500 toneladas de biscoitos e salgadinhos por mês, e atende o Mercosul e mercado externo. Será ampliada com mais quatro linhas de produção de biscoitos. Inauguração dezembro de 2004 Investimento inicial 51 milhões de reais Funcionários 300 diretos e 1.000 indiretos Município Araquari Empresa Universal Leaf Tabacos Perfil Fábrica irá beneficiar o fumo produzido em Santa Catarina e aproveitar a logística portuária para exportação. A companhia americana é a maior exportadora de tabaco no país. Inauguração 2006 Funcionários 1.500 (empregos diretos e safristas) Município Joinville Empresa Tecnologia Automotiva Catarinense Perfil Montadora de automóveis formada por empresários catarinenses, boa parte deles do setor de autopeças, vai produzir um jipe com tração 4X4, o A4. Investimento inicial 15 milhões de reais Funcionários 2006 Município Joinville Fonte das tabelas: Exame
Fonte: Noticenter
Comentários