16 de novembro de 2005

Governo cria grupo para licenciar softwares próprios

O Comitê de Implementação do Software Livre (CISL), grupo de tecnologia coordenado por Renato Martini, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), vai discutir na próxima quinta-feira (17/11) a criação de um subcomitê destinado ao licenciamento de programas desenvolvidos pelo próprio governo federal.

O nome sugerido para o grupo – que será coordenado pelo CISL – é subcomitê de Licenciamento Livre e Aberto e traçará diretrizes necessárias para que os diversos órgãos do governo possam licenciar suas aplicações de acordo com os padrões abertos.

“O subcomitê vai apontar o caminho sobre como um órgão do governo vai poder licenciar seus softwares e apresentá-lo à comunidade”, declara.

A proposta será feita durante a reunião do CISL, que terá também a nomeação de Martini como novo coordenador do grupo, em substituição a Sérgio Amadeu, que deixou a liderança do ITI e do Comitê em setembro. Alex Camacho Castilho, assessor do ITI e articulador do projeto de inclusão digital Casa Brasil também será apresentado na ocasião como suplente legal do comando do grupo.

Na ocasião, o Ministério da Educação também apresentará a proposta de abertura do código do e-Proinfo, software para educação à distância. Segundo Martini, a intenção é compartilhar o conhecimento do código com a comunidade universitária – pública e privada.

O CISL também debaterá a criação de um grupo de trabalho para desenvolver o Guia Técnico de Migração, em complemento ao desenvolvido pelo Ministério do Planejamento. “Além disso, queremos planejar as ações do Comitê para 2006, entre elas as maneiras de se criar uma massa crítica de tecnologia maior para o software livre, capacitação e compartilhamento na área de migração”, complementa. 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos