17 de março de 2014
Palestra em Blumenau aborda benefícios do eSocial
Blumenau recebeu nesta segunda-feira (17) a palestra “eSocial: uma nova era nas relações entre empregadores, empregados e governo”. O evento foi uma realização do Sescon Blumenau, Receita Federal, Acib e ABRH-SC, e trouxe à cidade o auditor fiscal da Receita Federal e chefe de equipe de fiscal e sustentador do eSocial, Marcos Antonio Salustiano da Silva.
O palestrante explicou o conceito do projeto do eSocial e quais serão seus benefícios não somente para as empresas, mas também para o governo e o trabalhador.
“A situação atual é ruim para o trabalho dos empresários e gera um resultado horrível para o governo. Hoje o Estado conta com informações de baixa qualidade, e é para corrigir esse problema que o eSocial está sendo implantado”, afirmou.
O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Quando for implantado em sua totalidade, o eSocial será estendido aos empregadores, pessoas físicas e jurídicas, trazendo diversas vantagens em relação à sistemática atual, como o atendimento a diversos órgãos do governo com uma só fonte de informação, a integração com sistemas informatizados das empresas e a padronização dos cadastros.
Marcos exemplificou a ineficiência do sistema atual aplicado nas empresas: “Somente na área de registros de pessoal, uma empresa precisa cadastrar quatro vezes a mesma informação sobre o mesmo funcionário. São casos assim que atrasam o sistema e tornam o Brasil o pior país do mundo em tempo gasto para pagamento dos tributos”, ressaltou.
Outro dado apresentado pelo palestrante foi o do ano de 2012, em que 2,5 milhões de trabalhadores foram ao INSS e não estavam cadastrados no sistema, por erros na hora do cadastro.
A palestra aconteceu no auditório do Senac e reuniu 320 pessoas.
Comentários