21 de novembro de 2014
Receita Federal participa da 2ª Semana Fiscal
Procedimentos e serviços eletrônicos, Simples Nacional, fraudes, retificação da malha DCTF, melhoria no atendimento aos contadores e contribuintes, foram os principais assuntos abordados pelos representantes da Receita Federal de Blumenau, nesta quinta-feira (20). O auditório do Sescon Blumenau ficou novamente lotado por profissionais da área contábil, que prestigiam a 2ª Semana Fiscal.
Outros assuntos como reabertura do parcelamento da Lei 12.996, serviços no portal E-CAC, retificações na DCTF e GFIP foram apresentados pelo delegado da Receita Federal de Blumenau, Jaime Boger. Na oportunidade, os participantes reclamaram sobre a falta de senhas para agendamentos presenciais. Os servidores ali presentes alegaram a falta de pessoal e a grande demanda por este tipo de serviço, sendo que a Receita Federal prioriza os serviços eletrônicos com objetivo de agilizar o envio de informações.
Os representantes da Saort, o auditor Daniel Carlos, e o analista Edson Vicentim, enfatizaram que os serviços eletrônicos resultam em maior controle por parte dos contadores. Sobre as retificações na DCTF e Gefip, que cairão em malha, explicaram que o objetivo é de averiguar a veracidade das informações prestadas.
Também auxiliaram no debate e esclarecimento aos participantes: Jorge Moreira de Souza, auditor e chefe da Sacat; Isabela Grahl, analista previdenciária; Roberley William Bianchi, chefe do centro de atendimento de certidão negativa e agendamento sobre nova CND; e Paulo Freiras, auditor e responsável pelo plantão fiscal. Todos da unidade da Receita Federal de Blumenau.
Comentários