29 de março de 2006

Cidade terá 22 novas lombadas, mas comunidade pede 123.

     Questão de tempo. Assim podemos definir o processo de instalação das novas lombadas eletrônicas nas ruas de Blumenau. O projeto que prevê a implantação dos novos equipamentos, além de reparo dos atuais, ainda está em processo licitatório e aguardando parecer da Justiça para seu prosseguimento. Ainda assim, muitas comunidades terão de esperar. São 123 pedidos do equipamento para 22 licitados.


      Segundo o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Transito e Transporte de Blumenau (Seterb), Carlos Menestrina, o entrave jurídico deve ser resolvido ainda essa semana. “Dezesseis empresas participam do processo desde a abertura da licitação, das quais duas questionaram alguns itens do edital e recorreram à Justiça. A questão está agora no Poder Judiciário, mas acredito que ainda essa semana seja liberada a abertura dos envelopes das empresas que já apresentaram propostas”, explica o diretor do Seterb.


     Após ser liberado o processo legal, estima-se que dentro de 30dias o projeto esteja e execução, desde a assinatura do contrato até o início das obras. Atualmente Blumenau conta com 28 lombadas eletrônicas e esse número deve subir para 50, graças as inúmeras manifestações e os 123 pedidos da comunidade encaminhados ao Seterb.


     A instalação de uma lombada eletrônica parte de uma série de fatores analisados pelo Seterb. “Analisamos a viabilidade da instalação considerando o somatório de alguns fatores, como o fluxo de veículos, o fluxo de pedestres, a ocorrência de acidentes e a velocidade permitida na via”, afirma Menestrina.


     Em 2005, as lombadas eletrônicas em Blumenau registraram milhares de infrações, movimentando cerca de R$ 3,5 milhões, dinheiro destinado ao Seterb. Deste valor, 51% foram investidos em campanhas do órgão, para prevenção de acidentes e educação dos motoristas.


LOCAIS JÁ DEFINIDOS


         R. Bruno Schreiber (Garcia)


         R. Christiano Karsten (Texto Salto)


         R. Joinville (Vila Nova)


         R. Teodoro Holtrup (Vila Nova

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos