29 de março de 2006
Cidade terá 22 novas lombadas, mas comunidade pede 123.
Questão de tempo. Assim podemos definir o processo de instalação das novas lombadas eletrônicas nas ruas de Blumenau. O projeto que prevê a implantação dos novos equipamentos, além de reparo dos atuais, ainda está em processo licitatório e aguardando parecer da Justiça para seu prosseguimento. Ainda assim, muitas comunidades terão de esperar. São 123 pedidos do equipamento para 22 licitados.
Segundo o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Transito e Transporte de Blumenau (Seterb), Carlos Menestrina, o entrave jurídico deve ser resolvido ainda essa semana. “Dezesseis empresas participam do processo desde a abertura da licitação, das quais duas questionaram alguns itens do edital e recorreram à Justiça. A questão está agora no Poder Judiciário, mas acredito que ainda essa semana seja liberada a abertura dos envelopes das empresas que já apresentaram propostas”, explica o diretor do Seterb.
Após ser liberado o processo legal, estima-se que dentro de 30dias o projeto esteja e execução, desde a assinatura do contrato até o início das obras. Atualmente Blumenau conta com 28 lombadas eletrônicas e esse número deve subir para 50, graças as inúmeras manifestações e os 123 pedidos da comunidade encaminhados ao Seterb.
A instalação de uma lombada eletrônica parte de uma série de fatores analisados pelo Seterb. “Analisamos a viabilidade da instalação considerando o somatório de alguns fatores, como o fluxo de veículos, o fluxo de pedestres, a ocorrência de acidentes e a velocidade permitida na via”, afirma Menestrina.
Em 2005, as lombadas eletrônicas em Blumenau registraram milhares de infrações, movimentando cerca de R$ 3,5 milhões, dinheiro destinado ao Seterb. Deste valor, 51% foram investidos em campanhas do órgão, para prevenção de acidentes e educação dos motoristas.
LOCAIS JÁ DEFINIDOS
R. Bruno Schreiber (Garcia)
R. Christiano Karsten (Texto Salto)
R. Joinville (Vila Nova)
R. Teodoro Holtrup (Vila Nova
Comentários