31 de março de 2022

Governo estuda MP para dar gratificação e reduzir fila do INSS, diz novo ministro do Trabalho

Nesta quinta-feira (31), o novo ministro do Trabalho e da Previdência Social, José Carlos Oliveira, afirmou que o governo trabalha em uma Medida Provisória (MP) para conceder gratificação de cerca de R$ 50 aos servidores do INSS por processo analisado.

Segundo ele, a ideia é motivar os funcionários a reduzir a fila de processos acumulados – que, segundo ele, soma 1,6 milhão.

Um levantamento divulgado nesta semana mostrou que o segurado do INSS demora mais de cinco meses para obter um benefício. Em janeiro, o tempo médio de concessão de benefícios do INSS foi de 94 dias, o maior desde abril de 2021.

Novos prazos para análise de benefícios entraram em vigor em junho do ano passado, variando de 30 a 90 dias para concluir avaliação, conforme tipo de benefício.

Oliveira afirmou, ainda, que existe um diálogo para que seja autorizado um concurso público para o INSS. “Talvez não seja no número que a gente solicitou, de 7500 [cargos]. Não sabemos qual vai ser o número”, disse.

Greve de servidores

Em greve desde o dia 23 de março, os servidores do INSS paralisaram as atividades em 22 estados e no Distrito Federal. Eles pedem um reajuste de 19,9% por conta de perdas salariais desde o início do governo Bolsonaro, em 2019.

Eles também pedem melhores condições de trabalho, realização de concurso público para recomposição da força de trabalho, alegando que há um déficit de servidores.

Questionado sobre a possibilidade de reajuste, o novo ministro do Trabalho afirmou não saber.

“Estamos saindo de uma pandemia, na verdade não saímos ainda. Não sei se vai haver aumento ou se não vai haver aumento. Mesmo que não haja aumento, temos outras coisa que podem fazer um incremento [gratificação]”, declarou.

Fonte: Contábeis

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos