24 de junho de 2014

Indicadores apontam crescimento de Santa Catarina acima do PIB nacional em 2014

Pelo quarto ano consecutivo, Santa Catarina deve crescer acima do PIB nacional. Apesar da desaceleração de alguns setores econômicos, a previsão é que o PIB estadual alcance um crescimento de 3,5%. A previsão é baseada em indicadores da atividade econômica acumulados entre abril de 2013 e abril de 2014. O índice de atividade econômica calculado pelo Banco Central para o País no mesmo período é de 2,19%.

Os dados estão reunidos no Caderno de Indicadores Econômico-Fiscais, publicação produzida pela Diretoria de Planejamento Orçamentária da Secretaria de Estado da Fazenda (DIOR/SEF). O boletim traz estatísticas econômicas oficiais, entre elas, PIB, emprego, balança comercial, produção agrícola e industrial, vendas e receitas do comércio, consumo de energia elétrica, consumo aparente de cimento, vendas de óleo, inflação e câmbio.

As informações dão suporte ao processo de elaboração do orçamento estadual, bem como à tomada de decisões estratégicas de agentes públicos e privados.

Destaques:
Arrecadação
– a receita de Santa Catarina com ICMS entre abril/13 e abril/14 foi 13,6% superior a abril/12 e abril/13. No mesmo período, o IPCA foi de 6,28%.
Serviços
– 60,5% foi a participação estimada do setor de serviços na economia de Santa Catarina em 2013. Setor cresceu 3,8% entre abril/13 e abril/14.
Agricultura
– problemas climáticos ao longo da safra 2014 resultaram em crescimento menor da produção (2,1%) e dos preços (0,2%). Produção do milho caiu 5,8%.
Indústria
A indústria catarinense está crescendo acima da média da indústria nacional. Os maiores crescimentos estão nos segmentos de celulose, produtos de madeira e de minerais não metálicos (janeiro a abril/14).
Comércio Varejista
A receita do comércio varejista cresceu 10% entre abril/13 e abril/14 em comparação ao período anterior.
Empregos
Santa Catarina gerou 9% dos novos postos de trabalho gerados no País entre abril/13 e abril/14 (79,8 mil). A indústria da transformação respondeu por 17,5 mil vagas.

SEF SC

 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos