2 de setembro de 2005

INSS anuncia recadastramento

BRASÍLIA – O recadastramento dos aposentados e pensionistas do INSS começa em novembro. A informação foi anunciada ontem pelo ministro da Previdência, Nelson Machado, que revelou uma expectativa de que 2,6 milhões de beneficiados participem da primeira fase do censo.
Neste primeiro momento, apenas os beneficiados notificados deverão atualizar o cadastro. Eles serão informados por três avisos, emitidos quando o aposentado ou pensionista for sacar o benefício no banco. A primeira fase do censo segue até fevereiro.


Junto com o aviso, será emitido um impresso com os documentos exigidos para a realização do recadastramento – CPF , identidade, comprovante de residência e os facultativos número de identificação do trabalhador (NIT) e o título de eleitor. O censo será feito na agência bancária onde o segurado saca o benefício. Em caso de segurados que não podem ir à agência, um representante legal deve se apresentar no banco com os documentos exigidos.


– Depois da apresentação de documentos, um servidor do INSS irá até a residência do aposentado ou pensionista – afirmou Machado.


Os que não comparecerem serão avisados ainda por carta registrada enviada pelo correio e por edital. Se em 90 dias não houver resposta, o benefício será suspenso e só será restabelecido com a presença do segurado em um dos postos do INSS, com os documentos necessários.


Em março, o INSS convocará outros 13,1 milhões de aposentados e pensionistas para recadastramento. A forma de comunicação será a mesma da primeira fase e a previsão de término é em dezembro.


Conforme adiantou o JB na série Choque de Gestão, o ministério busca fazer o recadastramento para combater as fraudes, que respondem por 20% dos benefícios pagos, o que este ano deve chegar aos R$ 29 bilhões.

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