19 de outubro de 2017
Jucesc Digital vai desburocratizar abertura de empresas e otimizar tempo dos profissionais de contabilidade
Presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcelino Junior, fala sobre o novo programa e como ele irá impactar em processos como abertura ou baixa de empresas e alterações contratuais.
Nesta semana o Sescon Blumenau recebeu o presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Julio Cesar Marcelino Junior para uma palestra durante a Semana Fiscal. Na oportunidade, Marcelino concedeu uma entrevista à nossa equipe de comunicação para falar sobre a Jucesc Digital, resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e que vai simplificar a abertura de empresas e outros serviços de atos empresariais feitos pela internet. Confira abaixo a entrevista:
Sescon – Quais as principais vantagens da Jucesc Digital?
Marcelino – A Junta Comercial Digital constitui uma ferramenta tecnológica colocada à disposição dos empresários e contabilistas para facilitar o trabalho, racionalizar procedimentos e inovar especialmente em benefícios como velocidade, segurança e economia.
Hoje, para fazer a abertura de uma empresa, uma alteração contratual ou até mesmo uma baixa de uma empresa, o empresário tem que reunir uma série de documentos, procurar um dos nossos 57 balcões das nossas unidades administrativas espalhadas pelo Estado, deflagrar a abertura, fazer um protocolo, e depois o processo tramita internamente durante um longo percurso que envolve aproximadamente sete etapas. Ao final, o contabilista ou empresário vai ter o seu ato mercantil registrado, concluindo o processo.
Com a Junta Comercial Digital, muda completamente o redimensionamento do processo. O empresário faz os processos diretamente acessando a internet. Basta ter um computador, acesso à internet e o certificado digital, emitido por entidades como o Sescon. Aquele processo que tinha sete etapas passa a ter duas etapas internas: de análise e de expedição final. Por fim, o usuário receberá seu ato por email. Assim, geramos comodidade, mais economia e segurança com relação a possíveis fraudes. Faz com QUE não precisemos aumentar taxas e mantemos a posição que ocupamos hoje de cobrar as taxas mais baratas do Brasil
Sescon – Há possibilidade de redução dessas taxas?
Marcelino – Imaginamos que sim. Estabelecemos o prazo de um ano para que tenhamos um relacionamento 100% digital. Até outubro do ano que vem vamos continuar com todo o aparato do processo físico. Estimamos que quando estiver totalmente digital a relação com o usuário, até mesmo a redução de taxas seja possível.
Sescon – Em quanto tempo será possível abrir uma empresa com a Jucesc Digital?
Marcelino – Hoje uma empresa de baixa complexidade – que atualmente representa 80% do fluxo -, na média, leva de 2 a 3 horas para a abertura. Uma de alta complexidade leva até 48 horas. Nossa expectativa é reduzir para menos de 50% desse tempo. Uma empresa de baixa complexidade deve levar 30 minutos para ser aberta.
Sescon – Como a classe contábil será impactada pelas mudanças?
Marcelino – A grande responsável por essas mudanças é a classe contábil. Por meio das suas entidades representativas – o Sescon com destaque – , a categoria sempre cobrou essas mudanças. O cliente primeiro da Jucesc é o contabilista. Ele é quem vai sentir o impacto desses benefícios diretamente no seu escritório. Provavelmente as próprias empresas contábeis terão os custos reduzidos, porque o processo exigirá menos deslocamento e menos burocracia. Todos os benefícios da Jucesc Digital serão potencializados para a classe contábil como um todo.
Estamos passando por uma virada de era na Jucesc. É um novo tempo para o relacionamento com tecnologias que sequer conhecemos no serviço público. Imagino que a cada dois ou três anos nós teremos novidades de complementação do sistema, que vão gerar mais benefícios, levando em conta compactação, eficiência, velocidade e desburocratizarão.
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