22 de novembro de 2013
Juntas Comerciais debatem aperfeiçoamento do novo sistema integrador
Discutir perspectivas e realizar a troca de experiência e informação foi o objetivo do encontro das Juntas Comerciais de sete Estados usuários do sistema de Registro Empresarial Integrador (Redesim/Regin), nessa quarta-feira (20), em Salvador (BA).
Além da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), participaram também a Junta de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Pará e Rio de Janeiro. Segundo o presidente da Jucemat, Roberto Peron, esses encontros são importantes para que possam ser compartilhados pontos de evolução e expansão em âmbito nacional sobre o sistema integrador. “A ideia é uma possível formalização de um convênio entre os estados usuários do Redesim/Regin, para que possamos manter um canal de dialogo, visando um compartilhamento total dos bancos de dados para que os sistemas de Registro Marcantis fiquem integrados”.
Mato Grosso é usuário do Redesim/Regin desde o começo deste ano e busca aperfeiçoar ainda mais o sistema facilitar. De acordo com o gerente de Informática da Jucemat, Alexandre Lacerda, foram disponibilizados vários ambientes tecnológicos que irão proporcionar benefícios aos usuários do sistema. “Teremos a oportunidade de realizar cursos de aperfeiçoamento, manter uma total interação sobre questionamentos, dúvidas e também ideias que possam surgir em torno desse novo procedimento de Registro Mercantil”.
Alexandre ressalta ainda que algumas atualizações serão feitas o no sistema Redesim/Regin, melhorando a eficiência dos procedimentos internos da Jucemat. “Alguns produtos como chancela digital, fale conosco e deferidor automático serão inseridos junto ao sistema e irão ajudar no aperfeiçoamento do sistema dando agilidade nos trabalhos, principalmente nos setores de cadastro, registro e protocolo, acelerando os processos e diminuindo cada vez mais os prazos para constituição ou alteração de empresas”.
O Presidente da Junta Comercial, Roberto Peron, desde o mês de maio vem disseminando o projeto Redesim/Regin, sistema facilitador, para prefeituras e Associações Comerciais de municípios do interior do estado. Cuiabá e Várzea Grande já estão integradas ao novo sistema. “Estamos realizando o processo de levar a informação aos municípios com a expectativa que todos possam se integrar ao novo sistema. Empresários interessados em abrir, alterar ou realizar a baixa em uma empresa nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande já poderão realizar todos os tramite legais via internet”, ressalta Peron.
Peron afirma ainda, que antes legalizar uma empresa demorava cerca de 30 dias, hoje com a chegada do Redesim/Regin, o procedimento pode ser realizado em até 48 horas. “A ideia da integração dos órgãos licenciados é fazer com que o sistema seja uma entrada única de documentos, proporcionando facilidade e rapidez. Quem utilizar o sistema poderá realizar e acompanhar via internet, todos os trâmites dos processos e ainda obter orientações em casos de duvidas”.
O gerente de Informática da Jucemat, Alexandre Lacerda, completa que os procedimentos são rápidos e fáceis. “Os cadastros são todos padronizados, contendo informações obrigatórias o que irá facilitar o andamento do processo e um bando de dados atualizado para a Junta Comercial”.
Fonte: O Documento
Comentários