2 de março de 2006
Portal facilita abertura de empresas
Convênio apresentado pela Junta Comercial do Estado promete reduzir a burocracia de 40 dias para 48 horas
BLUMENAU – A burocracia para abrir uma empresa está com dias contados em Blumenau. O presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Antônio Carlos Zimmermann, esteve ontem na cidade para apresentar à Secretaria da Fazenda o projeto de um portal que integrará os sistemas dos órgãos necessários para registrar o empreendimento. O prazo para concluir a documentação deve cair de 40 dias – média catarinense – para 48 horas. No Brasil, o tempo aproximado para fazer a inscrição de um negócio é de 152 dias.
O secretário da Fazenda, Abramo Moser, ficou otimista com a possibilidade de um convênio. De acordo com ele, o sistema promete ser seguro, ágil e com cobertura em todo o Estado, dificultando que alguém burle os dados e permitindo a troca de informações. Agora, a proposta da Jucesc foi encaminhada ao prefeito João Paulo Kleinübing e à Procuradoria Geral do Município.
– Temos muito interesse de que a idéia do portal se efetive se comprovarmos ser uma ferramenta segura e ágil. Tem que pensar no cidadão, facilitar a vida de quem gera emprego e renda no município – anuncia.
Segundo Zimmermann, presidente da Jucesc, “o projeto já foi implantado em 11 dos 38 municípios onde há unidade da entidade comercial”. Na próxima semana, técnicos da junta vem a Blumenau apresentar o sistema a representantes dos bombeiros, Sindicato dos Contabilistas, Associação Empresarial (Acib), Vigilância Sanitária, Faema, Praça do Cidadão, Fazenda e outros órgãos envolvidos na liberação do funcionamento de uma empresa. O dia ainda não foi confirmado.
Fonte: Jornal de Santa Catarina (03/02)
Comentários