24 de novembro de 2005

Prefeitura de Blumenau apresenta seu planejamento estratégico.

Para melhorar seu sistema de gestão, prefeitura precisa investir na modernização
de sua estrutura gerencial. Sistemas atuais não são integrados. Planejamento Estratégico prevê ações a partir de um horizonte de 15 anos e inclui ações baseadas em três opções estratégicas


O planejamento não é uma ferramenta de gestão apenas de empresas da iniciativa privada. Ele é usado também por instituições públicas. Um exemplo disso é a Prefeitura de Blumenau, que acaba de concluir o seu planejamento estratégico. Uma síntese do planejamento vem sendo apresentada pelo prefeito João Paulo Kleinübing junto a entidades. A última apresentação foi voltada aos associados da Acib – Associação Empresarial de Blumenau. “Elaboramos um documento baseado em três opções estratégicas: modernização da administração pública municipal, promoção do desenvolvimento social e econômico de modo sustentável e recuperação da liderança de Blumenau no contexto catarinense”, destaca o prefeito.


Para a elaboração do Planejamento Estratégico, a prefeitura colheu informações junto a inúmeros segmentos da sociedade. Elas foram compiladas e somadas aos dados fornecidos por todas as esferas governamentais das administrações diretas, indiretas e autarquias. Para isso, foi criado o Grupo Estratégico, integrado por representantes da prefeitura e da sociedade civil. De acordo com João Paulo, foi definido inicialmente um conjunto de propostas denominado Projetos Estruturadores. Eles formaram a base necessária para que a visão proposta se torne realidade.


O Planejamento Estratégico elaborado pela prefeitura apresenta um horizonte de 15 anos, englobando o período 2005-2020. “Não se trata de um conjunto de metas proposto apenas do ponto de vista da administração, mas sim uma visão de futuro baseada nas expectativas de amplos setores da sociedade”, diz João Paulo.


GESTÃO


Do ponto de vista profissional, o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Blumenau pode ser analisado a partir de dois vetores. O externo e o interno. O externo compreende as questões ligadas à cidade, sua infra-estrutura e desenvolvimento. O interno envolve as ações relacionadas à gestão. As questões externas são mais amplas e abrem um foco maior para discussões e análises. É a área mais sujeita as críticas dos diversos segmentos da comunidade e das forças de oposição.


O Noticenter, que possui uma linha editorial focada em questões de gestão e estratégias, procurou destacar quais as ações que a administração mapeou para implementar sua política de gestão. A tabela publicada nesta página resume as propostas relacionadas à gestão delineadas pela prefeitura no Planejamento Estratégico. Um dos investimentos mais urgentes é a modernização da innfra-estrutura administrativa. Na apresentação que fez aos associados da Acib, o prefeito João Paulo enumerou algumas dificuldades encontradas, como a inexistência de um sistema integrado de gestão. “Hoje, muitos dos softwares utilizados não conversam entre si. Isso faz com que a coleta e análise de informações seja um trabalho demorado e muitas vezes impreciso”, assinala o prefeito.



 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos