6 de outubro de 2014
Sescon Blumenau presente no VI Seminário de Gestão Jurídica e Legal da Fenacon
O papel do contador é fundamental na luta contra a corrupção. Este foi um dos pontos levantados pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Gilson Dipp, durante o VI Seminário de Gestão Jurídica e Legal da Fenacon, ocorrido no início de setembro.
Dipp abriu o evento com a palestra "Lei Anticorrupção sob a Ótica do Poder Judiciário".
O presidente do Sescon, Jefferson Pitz, participou do evento junto com a assessora jurídica Leila Piske. O seminário ocorreu em Brasília entre os dias 4 e 5 de setembro.
O ministro Gilson Dipp abordou a promulgação das leis 12.683/12, referente a Lavagem de Dinheiro, e 12.846/13, conhecida como Lei Anti-Corrupção.
A Lei Anti-corrupção (12.846/13) é aplicada nos casos de corrupção praticados por pessoas jurídicas contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e complementa os dispositivos da Lei contra Lavagem de Dinheiro (12.683/12).
A assessora jurídica Leila Piske destaca que as leis visam fomentar a implantação de boas práticas de gestão corporativa, além de aumentar a credibilidade econômica do país.
"O ministro Gilson Dipp deixou claro que os operadores de contabilidade têm um papel fundamental ao se tratar da aplicabilidade à Lei, garantindo a conformidade com as legislações e regulamentações. Por isso os profissionais da área precisam ficar atentos quanto à sua aplicabilidade".
Piske ainda complementa a importância da relação entre o contador e o empresário:
"Por conta dos novos dispositivos, as empresas deverão manter uma relação clara e transparente com o seu contador, para que ninguém seja prejudicado. As informações repassadas pelo contador ao fisco, representam com fidedignidade, as operações realizadas pelas organizações. A transparência destas informações será o ponto de apoio para que as organizações evitem autuações por conta da aplicação dos dispositivos das Leis contra Lavagem de Dinheiro e Anti-corrupção".
Comentários