31 de maio de 2014

Sescon Blumenau realiza corte do Bolo Tributário

O Sescon Blumenau realizou nesta segunda-feira (26) o tradicional corte do Bolo Tributário, como parte dos eventos da Semana em Respeito ao Contribuinte. Em sua sexta edição, o corte do Bolo que representa os mais de 80 tributos pagos no Brasil teve como tema especial o combate à pirataria. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau.

Jefferson Pitz, presidente do Sescon Blumenau, destacou o foco do evento de informar e conscientizar a população sobre o peso dos impostos na vida dos cidadãos e a baixa contrapartida que recebemos em serviços públicos como saúde, educação, segurança, habitação e transportes. E, em seu discurso de abertura do evento, ressaltou que o país deixa de arrecadar R$ 40 bilhões por ano com a pirataria – um mercado que movimenta cerca de R$ 70 bilhões.

A questão é defendida pelo Sescon Blumenau e todo o sistema Fenacon, buscando o auxílio de representantes em Brasília.

O evento reuniu diversos representantes de entidades sindicais e empresariais de Blumenau e região.

Combate à pirataria

Como parte da temática especial do combate à pirataria, foi distribuída também uma cartilha ilustrada pelo personagem Vovô Chopão, com o objetivo de repassar ao público infantil os danos causados pela pirataria. A cartilha será entregue em toda a rede municipal de ensino, abrangendo mais de 20 mil crianças.

O vice-presidente da Acib, Avelino Lombardi, ressaltou em seu discurso a necessidade de renovação na representação política, elegendo deputados comprometidos com a reforma tributária. "Os políticos atuais não estão preocupados com o assunto", enfatizou.

Alexandre Caminha, diretor do Procon de Blumenau, destacou a questão dos riscos dos produtos piratas para o consumidor. “São produtos que podem causar até mesmo riscos à saúde, como, por exemplo, brinquedos falsificados que em sua produção utilizam tinta e outros materiais tóxicos”, explicou, lembrando também de itens como óculos de sol que não protegem contra raios nocivos do sol e produtos de limpeza que não passam por controles técnicos.

Edson Kestering, Diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, também esteve presente no evento e destacou as perdas econômicas na arrecadação municipal através da pirataria. “Estima-se que para cada emprego gerado pela pirataria, perdem-se seis empregos com carteira assinada. É um cenário onde diversas empresas precisam até mesmo demitir os seus funcionários por não conseguirem competir com os produtos contrabandeados”, assinalou.

O corte do Bolo Tributário e as demais atividades foram coordenadas pelo Sescon Blumenau e contaram com apoio das seguintes empresas e entidades: ACIB, ACIB Jovem, AMPE, CDL, Incade, Lions Club Blumenau – Centro, Procon, Sebrae, Sindifisco, Circulo, Cia Hering, Intersindical Patronal, Sindilojas, Sinduscon, Simmeb, Sindasseb, Sinpeb, Setcesc, Sihorbs, Sindgraf, SIAPB e Sintex. 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos