3 de dezembro de 2012

Sescon participa de reunião do Conselho Municipal de Combate à Pirataria

Foto: Divulgação

“Os jovens são os agentes do futuro e por isso, esse trabalho de conscientização realizado com estas crianças faz a diferença, já que, a longo prazo resultará em ações conscientes”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Combate à Pirataria (CMCP), José Eduardo Balhs de Almeida, sobre a apresentação dos alunos da EBM Almirante Tamandaré, em reunião do CMCP realizada nesta segunda-feira, 03, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB) às 9h30.

A última reunião do ano, que ocorreu na data em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Pirataria, contou com a participação do espetáculo musical “Pirataria: Eu sou contra. E você?, na qual os 50 alunos da escola municipal fizeram uma apresentação alusiva ao crime de pirataria.

Conscientização

O Sescon/Blumenau é uma das entidades que compõem o Conselho e foi um dos membros fundadores. “Esse ano foi publicado participação do CMCP, numa revistinha infantil contando a história dos impostos e alertando para o malefício da pirataria”, informa a presidente do Sescon/Blumenau, Daniela Zimmermann Schmitt, sobre material publicitário elaborado pelo Sescon/Blumenau em parceria com a Educação Fiscal Municipal.

Ainda de acordo com a presidente, a parceria com a Educação Fiscal, Receita Federal e demais entidades, é muito importante para a realização de um trabalho de conscientização. “Esse tipo de ação, de instruir as crianças e conscientizar desde jovens, é um trabalho que o Sescon acredita, e por isso, estamos sempre trabalhando no sentido de conscientizar os mais jovens para que no futuro, tenhamos uma consciência maior sobre essa atividade criminosa”, diz Daniela.

Pirataria é crime

A legislação nada mais é do que a vontade de todos, e se você compra produtos piratas, está indo de encontro com a vontade do outro. Esta é a avaliação do representante da Polícia Civil, Rui Godinho da Mota. “Pode parecer inofensivo, mas a pirataria nos seu último estágio de malefícios está ligada ao tráfico de drogas”, alerta.

Congresso Internacional de Educação Fiscal 

A conselheira, Ellen Eike Jocham, da Secretaria Municipal da Fazenda agradece a parceria com o Sescon/Blumenau e Educação Fiscal e salienta participação em congresso. “O município de Blumenau foi uma das 3 cidades escolhidas para se apresentar no Congresso Internacional de Educação Fiscal”, informa ela.

Para o secretário executivo do CMCP, Edson Kestering, é importante que a sociedade esteja ciente dos diversos prejuízos causados com a pirataria. Segundo ele, trabalhar junto às crianças é uma forma de obter resultados positivos no futuro. “É fundamental que a nova geração seja educada e conscientizada. E para atingir a camada mais jovem da população, o Conselho trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto às escolas municipais, realizando palestras, apresentações de produtos pirateados e, principalmente a conscientização”, destaca Kestering.

Na oportunidade, houve aprovação do Regimento Interno e explanação das ações e projetos das comissões especiais.

CMCP

O Conselho Municipal de Combate à Pirataria (CMCP), criado em 12 de dezembro de 2007, é o primeiro Conselho Municipal de Combate à Pirataria do Brasil. Tem como objetivo o combate à pirataria na cidade, por meio de ações especiais ou integradas, com órgãos próprios das esferas estadual e federal.

Parceria

Fazem parte integrante do CMPC as entidades: SEDEC; ABES; ACIB; AMPE; APCM; CDL; FURB; IBES; IMEPPI; IMETRO/SC; OAB; Polícia Militar; Polícia Civil; PRF; PROCON; RFB; SDR; SEDEF; SEF/SC; SEFAZ; SEMED; SEMUS; SESCON; SINDILOJAS; SINTEX.

Faça a sua parte

Não adquira produtos piratas. Denuncie o comércio ilegal e a violação de direitos autorais junto às autoridades através do número 156 (Ouvidoria do Município).

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos